Os quatro jatos MiG-29 Fulcrum foram entregues à Força Aérea Ucraniana.
+ Vídeo mostra a mais poderosa unidade de artilharia do mundo em ação
Os primeiros quatro dos 13 caças MiG-29 aposentados do serviço ativo pela Força Aérea Eslovaca foram transferidos para a Ucrânia em 23 de março de 2023.
As aeronaves foram transportadas da Base Aérea de Sliač por pilotos da Força Aérea Ucraniana que chegaram à Eslováquia para buscá-los junto com os mecânicos, que faziam a manutenção dos jatos antes da partida.
+ Moto Guzzi abre pré-reservas da V100 Aviazione Navale
+ Os russos estão recondicionando tanques T-55 de 70 anos para enviar para a Ucrânia
O primeiro-ministro eslovaco Eduard Heger anunciou em 17 de março de 2023 que o governo da Eslováquia aprovou a transferência de 13 caças MiG-29 para a Ucrânia.
Não está claro quantas aeronaves serão eventualmente entregues, considerando que menos de uma dúzia estava em condições de voar quando o tipo foi aposentado em agosto do ano passado: muito provavelmente pelo menos um par de fuselagens serão entregues junto com a aeronave em condições de voo para ser canibalizada para peças de reposição.
De qualquer forma, de acordo com os meios de comunicação eslovacos, os jatos restantes provavelmente serão entregues à Ucrânia por via terrestre .
Curiosamente, todas as marcações e insígnias nacionais foram apagadas.
+ Vídeo mostra explosão de bomba russa de 500kg não detonada
+ Qual é a diferença entre ovo branco e ovo marrom?
Os pilotos ucranianos não precisam de nenhum treinamento adicional para pilotar esses MiG-29s doados , considerando que os Fulcrums já estão sendo usados pela Força Aérea Ucraniana em várias funções, incluindo o SEAD (Supressão de Defesas Aéreas Inimigas), graças a a integração do AGM-88 HARM (High-speed Anti-Radiation Missile) .
MiG-29 Fulcrum
O MiG-29 Fulcrum é um avião de caça de quarta geração projetado e fabricado pelo escritório de design Mikoyan na União Soviética. Entrou em serviço pela primeira vez na Força Aérea Soviética em 1983 e desde então foi adotado por vários outros países, incluindo Índia, Irã, Síria e Coreia do Norte.
O MiG-29 é um avião altamente manobrável, com velocidade máxima de Mach 2,25 e alcance de mais de 1.000 milhas. Ele é armado com um canhão de 30mm e uma variedade de mísseis ar-ar, incluindo o R-27 e R-73, bem como mísseis ar-superfície, como o Kh-29 e Kh-31.
O MiG-29 viu combate em vários conflitos, incluindo a Guerra do Golfo, a Guerra do Kosovo e a Guerra Civil Síria. Também foi usado para exibições aéreas e como aeronave de treinamento. O MiG-29 continua em serviço ativo em várias forças aéreas ao redor do mundo e passou por vários programas de modernização para estender sua vida útil e capacidades.